O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30) que deve encaminhar ainda hoje ao Palácio do Planalto um conjunto de medidas destinadas a proteger setores brasileiros afetados pela nova tarifa de importação imposta pelos Estados Unidos. O anúncio oficial deve ser feito em breve pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Haddad, o pacote tem como prioridade a proteção das pequenas empresas, que são as mais vulneráveis ao impacto da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrou em vigor nesta quarta-feira. As ações incluem a criação de linhas de crédito com juros reduzidos e devem ser implementadas por meio de medida provisória.
Além disso, o ministro informou que tem uma reunião virtual marcada para a próxima quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. O encontro será uma nova tentativa de avançar nas negociações para reverter ou mitigar os efeitos da política tarifária adotada pelo governo do presidente Donald Trump.
A elevação das tarifas por parte dos Estados Unidos tem gerado preocupação em diversos setores da economia brasileira, especialmente na indústria e no agronegócio, que temem perdas significativas na competitividade de seus produtos no mercado norte-americano.