sábado, agosto 2, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoGrupo Outras Danças leva espetáculo "Dança Cansada" ao Museu de Arte da Bahia...

Grupo Outras Danças leva espetáculo “Dança Cansada” ao Museu de Arte da Bahia (MAB)

Apresentações ocorrem nos dias 25, 26 e 27 de julho

O Grupo Outras Danças traz para o Museu de Arte da Bahia (MAB) o espetáculo inédito “Dança Cansada”, com sessões nos dias 25, 26 e 27 de julho (sexta, sábado e domingo), às 19h30. Com coreografia e direção artística de Ramon Moura, “Dança Cansada” é uma obra que viaja na relação por entre o excesso e o cansaço, que atravessam os corpos na contemporaneidade. O espetáculo é uma realização do Grupo Outras Danças, em Parceria com o Teatro Via Velha, por meio do “O Vila Ocupa o MAB”  –  projeto que integra as ações do programa de ocupação artística do Teatro Vila Velha, com apoio financeiro do IPAC, fortalecendo os espaços culturais da cidade. O Teatro Vila Velha tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

“No contexto de um sistema que coreografa incessantemente os sujeitos sob a lógica da eficiência e do desempenho, a dança aqui se manifesta como sintoma da exaustão e da imposição de uma movimentação excessiva e desgastada”, explica Moura. Segundo o coreógrafo, a composição reflete o atual contexto da hiperprodutividade que vem sendo imprimido pelo neoliberalismo contemporâneo, por meio da exigência da alta performance. 

“O gesto se esvai no próprio ato de ser executado. Colapso, agitação, emergem como expressão e vestígio de um desgaste profundo, onde o movimento se conduz a um ciclo de esgotamento. Os corpos, por essa ordem, reforçam os mecanismos que moldam a sua existência, se utilizando da ilusão da liberdade e do foco na hiperprodutividade, para nutrir a experiência do seu fazer frenético e consciente”, reforça Ramon Moura.

Grupo Outras Danças

O Grupo Outras Danças surgiu em 2012 (na época com outro nome), idealizado por Ramon Moura, e teve uma atuação até 2013 em diversos eventos artísticos e programações de dança na cidade de Salvador como Tabuleiro da Dança, Painel Performático, Encontro dos Artistas, Mostra Casa Aberta e Salve Servidor – TCA.  

Em 2017, o grupo retomou suas atividades com o seu novo nome – Grupo Outras Danças – participando do Festival Vortex de Dança, na França, com o solo “Pavio Curto” (Danillo Queiroz) e promovendo algumas ações no interior do estado.

Em 2025, o grupo se renova e lança o seu novo espetáculo de estreia: Dança Cansada.

Ficha Técnica

Direção e Coreografia: Ramon Moura

Ensaio e Produção Executiva: Danillo Queiroz

Iluminação: Leonard Henrique

Figurino: Carolina Miranda

Elenco: Brisa Carrilho, Luiza Agra, Maria Fontoura, Raijana Gama, Helena Bevilaqua, Natalia Matos, Sulivan Costa, Sol Lôbo e Pedro Tiago.

Ramon Moura (Coreografia e Direção)

Nascido em Salvador, Ramon Moura é artista-bailarino-coreógrafo-professor-pesquisador em dança. Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade da Bahia – PPGDança/UFBA, graduado nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Escola de Dança da UFBA e tem formação no Curso Técnico Profissionalizante de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Atuou em diversas companhias da cidade de Salvador, como Balé Jovem de Salvador, Jorge Silva Companhia de Dança, Núcleo de Investigação Coreográfica João Perene e Mantra Cia de Dança. Diretor do Grupo Outras Danças. Com sua vasta experiência a nível nacional e internacional, no México, Estados Unidos, França, Alemanha e China, tem desenvolvido suas pesquisas em dança a partir dos estudos sobre corpo e o dançar na contemporaneidade, coreografia e processos de formação/criação, com foco na performance em cena.

Datas: 25, 26 e 27 de julho

Horário: 19h30

Local: MAB | Museu de Arte da Bahia

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend