sábado, outubro 18, 2025
Banner
HomeEntretenimentoCircuito Filmes que Voam! exibe "Longe do Paraíso", de Orlando Senna, com...

Circuito Filmes que Voam! exibe “Longe do Paraíso”, de Orlando Senna, com presença de elenco e equipe em Salvador

Sessão gratuita acontece nesta terça (15), às 19h, no Espaço Cultural Alagados, seguida de debate com participação especial da equipe e elenco do filme

O projeto Circuito Filmes que Voam! segue na sua missão de levar arte e cinema nacional para comunidades periféricas de Salvador e Região Metropolitana. Nesta terça-feira, 15 de julho, às 19h, o Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, recebe a exibição gratuita do longa-metragem “Longe do Paraíso”, dirigido pelo consagrado cineasta baiano Orlando Senna, um dos mais importantes nomes do cinema latino-americano. Após a exibição do filme o público poderá participar de um bate-papo com integrantes da equipe e elenco do filme. 

Idealizado pela produtora e distribuidora Borboleta Filmes (@borboletasfilmes.), o projeto Circuito Filmes que Voam! tem como propósito democratizar o acesso ao cinema nacional, promover formações culturais em territórios periféricos e incentivar o protagonismo negro no audiovisual. O projeto segue com uma programação diversa e itinerante que segue até outubro, nos bairros: Engenho Velho de Brotas, Itapuã, Lauro de Freitas e Uruguai.

Violência no campo e dilemas familiares

O filme “Longe do Paraíso” traz uma narrativa intensa que reinterpreta o mito bíblico de Caim e Abel sob a ótica dos conflitos agrários no Brasil. Na história, Kim (Ícaro Bittencourt) é um pistoleiro marcado para morrer. Para escapar de sua própria execução, ele recebe a missão de matar sua irmã, Bel (Emanuelle Araújo), uma líder camponesa envolvida na luta por terras, a única pessoa por quem ainda nutre afeto. A missão coloca em xeque suas crenças e o confronta com dilemas morais. 

O roteiro do filme foi escrito em 1998, inspirado no romance “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago, mas só foi rodado em 2018 na Chapada Diamantina e em Salvador, e lançado em 2020.O elenco do filme é inteiramente formado por atrizes e atores baianos

Com uma abordagem estética que dialoga com o faroeste nordestino e o cinema político brasileiro, o longa mergulha em temas como violência no campo, desigualdade social e escolhas familiares marcadas pela dor e pela lealdade. A atuação visceral do elenco baiano, aliada à força narrativa do roteiro, transforma “Longe do Paraíso” em uma obra atual, poética e que envolve questões políticas-sociais.

O filme ganhou o prêmio de Melhor Longa-Metragem Mostra Competitiva no júri popular do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (DF). Também participou dos festivais XV Panorama Coisa de Cinema (BA), Première Brasil – Festival do Rio (RJ), 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (DF), Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana – Cuba, 45º Festival Guarnicê de Cinema (MA)

Cinema e debate com a comunidade

Após a sessão, o público poderá participar de um debate com integrantes do elenco e da equipe do filme, criando um momento de troca potente entre realizadores e comunidade, em torno de temas como justiça social, violência estrutural e o papel do cinema na transformação da realidade. 

“A proposta é fortalecer o pensamento crítico e o pertencimento cultural por meio do diálogo direto entre quem faz e quem assiste ao cinema. Esses encontros funcionam como espaços de escuta e construção coletiva, onde o público das periferias pode se reconhecer nas histórias contadas e também se enxergar como futuro protagonista do audiovisual brasileiro”, afirma Camila de Moraes, diretora da Borboleta Filmes.

O projeto Circuito Filmes que Voam! foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), com coordenação do Ministério da Cultura.

Sobre o diretor

Orlando Senna é um dos nomes mais importantes da história do cinema e da televisão brasileira. Baiano de Lençóis, é diretor, roteirista, produtor e gestor cultural, com mais de três décadas de atuação no audiovisual. Foi um dos fundadores do movimento do Cinema Novo e construiu uma carreira marcada por obras de forte engajamento político e social, como Iracema – Uma Transa Amazônica (1974), considerado um dos filmes mais influentes do cinema latino-americano. Além de cineasta, teve papel fundamental na formulação de políticas públicas para a cultura no Brasil e em diversos países da América Latina.

Ao longo de sua trajetória, Orlando Senna ocupou cargos estratégicos como a diretoria da TV Brasil e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Sempre atento ao papel do cinema como ferramenta de reflexão e transformação, Senna retorna à ficção com o longa “Longe do Paraíso”, reafirmando seu compromisso com temas urgentes da realidade brasileira, como a desigualdade no campo, os conflitos de terra e a violência estrutural. Sua direção combina linguagem poética e crítica social, traduzindo sua visão de mundo em imagens potentes e narrativas profundas.

SERVIÇO:

Circuito Filmes que Voam!

Sessão de Cinema – Gratuito

Exibição do longa “Longe do Paraíso”, de Orlando Senna

15 de julho (terça-feira), às 19h

Espaço Cultural Alagados (Uruguai)

Após a sessão: debate com elenco e equipe do filme

Entrada gratuita | Classificação indicativa: 14 anos

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments

Eleonora Santos Chaves Em Morango do amor: muito mais que uma trend