Entre os dias 19 e 24 de junho, mais de 25 atrações animaram o público durante os festejos do São João 2025, no Largo do Pelourinho. Grandes nomes da música e cultura nordestina, como Flávio José, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Adelmário Coelho, fizeram a alegria dos forrozeiros e transformaram o Centro Histórico de Salvador em um verdadeiro arraial.
Nesta terça-feira (24), a primeira atração a subir ao palco do Largo do Pelourinho foi o cearense Santanna, o Cantador. Em sua estreia no São João do Pelô, o cantor, compositor e legítimo representante do forró nordestino, iniciou a apresentação por volta das 17h40, animando o público que lotou a praça para curtir a última noite dos festejos juninos.
Com zabumba, triângulo e sanfona a todo vapor, nem mesmo a chuva foi capaz de dispersar os foliões, que cantaram animados canções como “Lembrança de um Beijo”, “Lápis de Cor”, “A Natureza das Coisas” e “Sabor de Limão”. “A energia dessa festa é leve, linda e maravilhosa. Estou muito feliz por estar aqui!”, declarou Santanna, emocionado com a receptividade calorosa da plateia baiana.
Uma das atrações mais aguardadas nesta noite, com mais de 30 anos de estrada, a banda pernambucana Limão com Mel, comandada por Edson Lima e Adma Andrade, iniciou sua apresentação às 19h20. Canções que, com certeza, foram trilha sonora da vida de muitos apaixonados, foram relembradas e cantadas em coro pelo público. “Eu não posso mais ficar sem vir aqui, no Pelourinho, no mês de junho”, disse o cantor Edson. No setlist, fizeram parte: “Sem amor não dá”, “De janeiro a janeiro”, “Toma conta de mim” e, a clássica, “Por que não vê”, que foi o ponto alto da apresentação, levando todos que estavam presentes a cantar.
Sem deixar de tocar clássicos juninos, mas passeando com naturalidade do sertanejo ao pagode baiano, o cantor de piseiro Nuzio Medeiros subiu ao palco às 20h45 e animou o público do Largo do Pelourinho. O artista vem ganhando destaque no cenário musical e mostrou carisma e presença de palco do início ao fim. Abrindo o show com a animada “Tando” – parceria com Henry Freitas -, Nuzio conquistou a plateia.
Às 22h15, foi a vez de Del Feliz, também conhecido como o Embaixador do Forró, subir ao palco do Largo do Pelourinho. Natural de Riachão do Jacuípe, o cantor e compositor levou ao público um show vibrante e cheio de identidade. No repertório, estiveram músicas como “Pagode Russo”, “É Proibido Cochilar” e “Meio-Dia”, além de canções autorais. “Alegria estar aqui com vocês! Estou muito feliz por participar dessa festa no Pelourinho, nesse lugar tão simbólico”, declarou o artista, visivelmente emocionado. Sempre animado, Del participou das coreografias ao lado de seu balé, mantendo o clima festivo e fazendo o público dançar do início ao fim.
A penúltima atração da noite ficou por conta da banda Conde do Forró, que subiu ao palco às 23h30. Sob o comando da vocalista Jezz, o Largo do Pelourinho virou uma grande festa, repleta de alegria e interação com o público. Misturando forró com axé e arrocha, a cantora empolgou os forrozeiros com um repertório eclético. Entre os destaques do show, o clássico do axé “Minha Pequena Eva”, levou todos a cantarem juntos, fazendo o Largo vibrar em uníssono.
E, para encerrar as celebrações juninas na praça Largo do Pelourinho, a banda paulista Forró Saborear subiu ao palco às 00h55. O público, que aguardava ansioso pela última apresentação da noite, foi ao delírio quando a banda tocou um dos seus maiores sucessos, “Patricinha”. A madrugada desta quarta-feira (25) começou com muito forró e animação, coroando o encerramento de uma edição memorável do São João no Pelô.
Ao longo de seis dias de festa, o Largo do Pelourinho se transformou em um grande arraial a céu aberto, reunindo milhares de forrozeiros em clima de paz, cultura e tradição. O São João 2025 no Centro Histórico de Salvador mostrou, mais uma vez, por que a Bahia é referência quando o assunto é festa popular – com música, segurança e emoção do início ao fim. Com o tema “Maior que a festa, só o nosso amor”, o São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.